Home    |    Notícias    |    Meio Ambiente

Escola Cívico-Militar de Campo Maior promove ‘Quinzena do Meio Ambiente’

A Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda de Campo Maior está promovendo a Quinzena do Meio Ambiente com o tema: 'Plantando Conhecimento e Colhendo Sustentabilidade'. A abertura do evento aconteceu na manhã deste sábado, 05 de junho, data em que se comemora o dia nacional do meio ambiente.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o prefeito Joãozinho Félix; a secretária de Educação, Mazé Félix; o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, vereador Sena Rosa; o secretário de Meio Ambiente, Marco Bona; o secretário de Obras, Pedro Ibiapina; o comandante do 15° Batalhão de Polícia Militar de Campo Maior, major Etevaldo; os diretores pedagógico e administrativo, Nadir e tenente Newton, respectivamente, além de professores e outros funcionários da instituição.

O evento terá como proposta incentivar estudantes a desenvolver uma série de atividades multidisciplinares voltadas para a preservação do meio ambiente e recursos naturais. Durante as próximas duas semanas, o corpo docente da instituição irá trabalhar mecanismos de proteção do meio ambiente, com debates, palestras, oficinas, exposições e outras atividades que tenham como foco os cuidados com a natureza, os ecossistemas e biodiversidade.

O primeiro palestrante da Quinzena do Meio Ambiente na Escola Cívivo-Militar de Campo Maior foi o professor Carlos Sousa, que tratou dos cuidados com o meio ambiente e o desenvolvimento de pensamentos sustentáveis.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, uma grande oportunidade para fomentar entre os estudantes a responsabilidade ecológica e a sustentabilidade: "A proteção do meio ambiente é uma agenda global. A responsabilidade de salvaguardar o futuro do nosso planeta é de todos. Precisamos estar cada vez mais sensíveis à temáticas da responsabilidade ecológica", destacou.

O vereador Sena Rosa reforçou a necessidade da contribuição dos órgãos públicos com a defesa do meio ambiente: "Queremos junto com o parlamento municipal, o SAAE (Serviço de Água e Esgoto de Campo Maior), com os conselhos municipais, as escolas, a Secretaria de Meio Ambiente, etc. criar e garantir todas as condições necessárias para colaborar com uma cidade e um planeta melhores", falou.

Segundo a secretária de Educação, Mazé Félix, todas as escolas da rede pública municipal de Campo Maior também terão esse compromisso com a defesa do meio ambiente: "Não é apenas a Escola Cívico-Militar, todas as demais instituições irão desenvolver atividades pedagógicas interdisciplinares. A educação ambiental irá criar entre os nossos alunos uma maior responsabilidade e cidadania", pontuou.

Em sua fala, o prefeito Joãozinho Félix, destacou as ações realizadas pela Prefeitura de Campo Maior, desde o início da gestão, voltadas para o meio ambiente: "A principal delas será o Horto Florestal de Campo Maior. Uma área de proteção permanente que servirá inclusive para o turismo e lazer, onde nossos alunos irão poder conhecer mais da fauna e flora locais, realizar atividades de campo, etc. Teremos um espaço totalmente verde, onde as famílias irão poder contemplar a paisagem, fazer passeios, piqueniques, trilhas ecológicas e prática de arvorismo e outros esportes", disse.

Reportagem - Ryan Andrade (assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Campo Maior)

Mais de Meio Ambiente