ouvidoria

 Principal   Campo Maior

Conheça Campo Maior 

Campo Maior é uma cidade repleta de encantos. Na história, seu nome está gravado pela Batalha do Jenipapo. A natureza deu ao município os mais belos campos repletos de carnaubais, o Açude Grande, a Serra de Santo Antônio. Na cultura, guarda os mais importantes momentos da história do Piauí. Sua culinária é invejável com a Carne de Sol mais gostosa do Brasil. Na religiosidade, atrai milhares de fiéis nas festividades do padroeiro Santo Antônio. É cidade aconchegante e hospitaleira.

Com aproximadamente 50 mil habitantes e localizada a 86 Km da capital Teresina, Campo Maior é o reflexo do seu povo trabalhador, acolhedor e honesto. Campo Maior produz filhos de mentes brilhantes. São daqui profissionais que ganharam destaques como médicos, juízes, jornalistas, políticos, empreendedores etc. Conheça Campo Maior e viva o aconchego da cidade mais encantadora do Estado.

Como nascemos
No século XVII, Campo Maior era um corredor utilizado para interligar por terra os estados do Maranhão e Ceará. O gado cruzava esse caminho em busca de novas pastagens. No entanto, a boa pastagem procurada se encontrava aqui. Foram instaladas fazendas. Logo em seguida, a construção de uma igreja em homenagem a Santo Antônio, a instalação de mais fazendas. Começou ali a povoação do lugar.

O rápido crescimento levou a criação da Freguesia de Santo Antônio do Surubim. Anos depois, em 08 de agosto de 1762, foi elava a Vila de Campo Maior. Em 28 de dezembro de 1889, a Vila de Campo Maior foi elevada à categoria de cidade. 

Berço dos Heróis do Jenipapo
Campo Maior foi palco do único confronto sangrento pela Independência do Brasil. Em 13 de março de 1823, às margens do rio Janipapo, camponeses, vaqueiros e sertanejos lutaram contra a resistente tropa comandada pelo português João José da Cunha Fídié. A batalha iniciou após terem sido descobertas as intenções do comandante em manter a região sobre o domínio português. Após várias horas de combate, os nordestinos foram derrotados. O ato de bravura fez com que a tropa desviasse seu destino e fosse derrotada no Maranhão. O embate foi crucial para o processo de emancipação politica do Brasil e ficou marcado como a Batalha do Jenipapo.

O que nos torna encantadora
Campo Maior se destaca pelas suas potencialidades nas áreas da gastronomia, história, religiosidade, cultura e pela presença marcante da Carnaúba, que lhe rendeu o apelido de “Terra dos Carnaubais”.

É impossível falar de Campo Maior e não falar da sua culinária. A cidade é conhecida nacionalmente como A Terra da Carne de Sol, marca registrada e um dos seus principais cartões de visita, ao qual ninguém resiste ao sabor.

A cidade conta também com diversos pontos turísticos que resgatam a história e enaltecem as belezas naturais como: o Açude Grande que encanta a todos que passam pela cidade, o Monumento do Jenipapo, o Museu do Couro, o Memorial Monsenhor Mateus, a Catedral de Santo Antônio, a Barragem dos Corredores, a Serra de Santo Antônio e muitos outros.

Calendário Cultural

Além das riquezas históricas, das belezas naturais e da ótima culinária, nos últimos anos Campo Maior vem se destacando pelo seu rico calendário cultural, se consolidando como uma cidade de grandes eventos.

- O Festival Gastronômico Sabor Maior, que já está consolidado no calendário do Estado, acontece com o objetivo de valorizar a culinária campomaiorense e fortalecer o turismo local. Realizado desde o ano de 2009, o evento atrai um grande número de turistas que vêm de várias cidades do país. O evento acontece entre os meses de outubro e novembro.

-A Feira Estadual de Artesanato dos Carnaubais – Amorarte – é evento que conta com a participação de diversos municípios da região e reúne artesanato, cultura e empreendedorismo. A feira integra a programação do aniversário da cidade no mês de agosto.

- O Festejo do Glorioso Santo Antônio, tradicional festa religiosa considerada uma das maiores do país. O evento que homenageia o padroeiro da cidade, Santo Antônio, conta com uma vasta programação religiosa e cultural, que atrai anualmente milhares de pessoas. A festa acontece de 31 de maio a 13 de junho.