Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Trajetória de Vida de João Sérgio Gomes “o sanfoneiro da região de Campo Maior”

Compartilhar

 

João Sérgio nasceu em 1940, na localidade Boa Fé, município de Juazeiro do Piauí. Filho de pai lavrador, José Sérgio e mãe dona de casa, Isabel Maria, o menino teve o seu caminho ligado à música desde cedo. Aos 07 anos de idade e já órfão de mãe, ganhou uma sanfona de presente e logo começou a acompanhar seu pai, que também era sanfoneiro, nas “tocadas pelo interior à fora, em cima de um lombo de cavalo”.

Aos 16 anos, veio para Campo Maior preparar se para o Exército, e a partir daí, com incentivo de amigos, o músico passou a viver de sua sanfona, tocando nas festas de toda a região. Casou-se com Maria da Luz Gomes, com a qual teve quatro filhos, Carlos Sérgio, Edinalva, Edirene e Edna. Foi através dos bailes e festas que ele sustentou e educou a família.

Ainda nos anos 60, formou o seu primeiro grupo musical, intitulado “João Sérgio e Seu Conjunto”. No início dos anos 70, a banda recebeu o ingresso de mais dois instrumentistas, passando a se chamar “MPB-5”.

Com a vinda de músicos de outros estados, formou “Os Tabajaras”, e logo com a diversificação do seu repertório de embalos da jovem guarda, baladas românticas, samba e forró, a banda passou então a ser chamada de “Os Amantes”. Aproveitando o auge das bandas de baile, João Sérgio chegou a fundar, a Banda “Os Musicais”, na capital, Teresina, para atender aquela região.

No exercício da função de empresário, João Sérgio, investiu em novos equipamentos e transportes, fundou em 1984 a famosa Banda Spacial, de Campo Maior. Soube fidelizar seus clientes e ter um diferencial em relação aos concorrentes, além de ter muita persistência e fé, tornando a banda conhecida em vários estados.

No dia 07 de dezembro do ano 2000, João Sérgio foi à cidade de Sigefredo Pacheco com a família, prestigiar os Festejos de Nossa Senhora da Conceição e também fazer os preparativos para a apresentação da Banda Spacial, que ocorreria na ocasião. Naquela noite o grande “sanfoneiro da região” começou a passar mal, com sintomas de um infarto. A família retornou para Campo Maior e o levou às pressas ao Hospital, porém o músico não resistiu e veio a óbito.

João Sérgio Gomes viveu sua vida e seu dom de forma intensa ao proporcionar alegria, felicidade para as pessoas. Ao longo de sua caminhada, ajudou a revelar verdadeiros talentos, gerando oportunidade de emprego e renda para várias famílias. Fez muitos amigos, como o próprio Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com quem teve alguns encontros em São João da Serra e em Campo Maior, durante a década de 60.

Neste ano de 2023, o músico faria 83 anos.

Mais de Geral