Secretaria Municipal de Saúde reforça importância da vacinação contra HPV

O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.

546678

Para combater esta doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior vem realizando a vacinação de jovens que estão dentro da idade em que a imunização deve ocorrer.

O gerente de Imunização Luciano Alencar, afirma que a vacinação ocorre como rotina em todas as unidades básicas de saúde do município. A vacinação também é realizada nas escolas, para aumentar a cobertura vacinal.

422213

Esquema vacinal

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Meninas que completaram 15 anos ou mais e estão com o esquema incompleto podem se vacinar, apresentando o cartão de vacinas.

Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos), e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

CCOM - Eugênio Bringel