Ações da Prefeitura consolidam a Festa do Milho em Campo Maior

d8448d12 eecc 4e71 b2e0 7067e87028b3 600x338

Anualmente, na comunidade Água Fria, acontece a Festa do Milho, um evento bastante prestigiado, que já conta com três edições realizadas e que já faz parte do calendário do município. A festividade movimenta essa região da zona rural e envolve, na sua organização, além dos produtores locais, a Prefeitura de Campo Maior e o Sindicado os Trabalhadores Rurais de Campo Maior.

thumbnail b00ef3e2 a101 4690 97f7 7a37741787cd 600x338

Com uma programação variada e dando espaço aos produtos da região, a Festa do Milho, oferece a população atividades como palestras, apresentações culturais, oficina de gerações de renda, dia de beleza, concurso “Quem come mais milho?”, sorteio de brindes, entrega de sementes, desfile e o festival de violeiros.

thumbnail 043bc253 1b30 406b 947f 7d73b687abf7

Para o Gerente Administrativo e de Projetos da Secretaria de Assistência Social, Marcos Roberto, o poder público tem tido um papel fundamental na consolidação do evento desde sua primeira edição.  “A Prefeitura, além de apoiar com a infraestrutura, introduziu a parte social, como por exemplo o reaproveitamento das sobras do milho, bagaço e cabelos da palha são usados para a produção de artesanato. Outro trabalho que é feito no dia, é a divulgação de informações dos benefícios que as pessoas podem ter acesso.”

Campo Maior, 256 anos.

Mais conquistas para todos.

Matéria: Rui Barbosa | Revisão: Wellington Coelho

Prefeitura de Campo Maior incentiva a produção de produtos de base agroecológica

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural - SMDR, tem dado todo o apoio aos agricultores do município, que trabalham com produtos de base agroecológica, através de profissionais que acompanham todo o processo de cultivo.

thumbnail feiraagro 30

O secretário de Desenvolvimento Rural, Airton Mattos, explica que o objetivo das atividades realizadas por sua pasta, visa manter a sustentabilidade da produção e levar o conhecimento, em parceria com outras entidades como IFPI, que tem o curso técnico de agricultura, passando pela FETAG e Sindicato dos Trabalhadores, alertam os agricultores sobre problemas no solo e da importância de se produzir de acordo com o tipo de terreno.

thumbnail feira1 550x529

Uma preocupação expoente da Prefeitura de Campo Maior é também com a geração de renda nas comunidades e para viabilizar a comercialização desses produtos, considerados livres de agrotóxicos, realiza feiras, como a Feira da Agricultura Familiar Economia Solidária e Sustentável, que tem ajudado na venda da produção e tem levado para a cidade uma opção de alimentação saudável. Para o agricultor Joaquim Holanda dos Santos, que mora na localidade Passarinho, o acompanhamento da secretaria e o apoio da Prefeitura tem sido importante. "Eles (técnicos da SMDR) tem me ajudado no plantio e um lugar para vender a produção da minha propriedade me deu um ganho a mais.” Ressalta o agricultor.

Campo Maior, 256 anos.

Mais conquistas para todos.

Matéria: Rui Barbosa | Revisão: Jorge Câmara

arton4

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretario de Desenvolvimento Rural - SMDR  reuniu esta semana,  os conselheiros municipais de Desenvolvimento Rural. O encontro aconteceu na sede da secretaria, com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Airton Matos.

Na oportunidade, o secretário apresentou as ações que serão desempenhadas pela gestão do prefeito, Professor Ribinha até o final do ano na pasta. "Na reunião com os conselheiros, debatemos também atividades do Serviço de Inspenção Municipal (SIM), sua importância, equipe responsável e formas de atuação nos meses de setembro a dezembro deste ano", destacou Matos.

aiton3

Segundo o secretário, a participação dos conselheiros é de extrema importância na política agrícola municipal, além da participação na elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural - PMDR e do Plano Diretor Municipal, ainda a ser discutido. Os conselheiros, acompanham, fiscalizam e avaliam as ações programadas e executadas no meio rural com a participação dos produtores e da sociedade.