Heróis do Saber terá dia "D" de arrecadação de livros paradidáticos

20180810 095627 Copia

O que representa a leitura? Dos conceitos mais simples aos mais intelectualizados a leitura representa mudança, revelação, transformação, entendimento, aprendizado e conhecimento. Para incentivar este processo nos alunos da rede municipal de Campo Maior, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação lançou no ano passado o Projeto Heróis do Saber, envolvendo as escolas e a sociedade em geral.

A partir deste projeto nasceu o "Léo Leiturinha", a mascote do Heróis do Saber e o Jenipapinho, o seu companheiro. Foi uma criação dos alunos para envolvê-los ainda mais no processo de leitura. Segundo a coordenadora do projeto, professora Dra. Aucélia Ramos, no ano passado foram arrecadados 1.800 livros paradidáticos e revistas para serem distribuídos nas escolas para os alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º  ano.

"Este ano a meta é arrecadar 2.500 livros, para distribuir a mais de 5 mil crianças das escolas do município", contou a coordenadora. A Campanha de arrecadação é uma ação que já começou com o tema: "Doe um livro e compartilhe conhecimento".

"Temos caixas de recolhimento na SEMAS, SAAE, Uespi e na Prefeitura", disse a coordenadora, chamado atenção das pessoas para ficarem atentas com a presença dos cartazes do Léo Leiturinha e do Jenipapinho nos pontos de arrecadação. Acrescido a esta ação, a Prefeitura já planeja o dia "D" de arrecadação de livros paradidáticos na sede do Poder Executivo. Este dia, 15 de setembro, acontecerá com "uma linda festa" com tendas e carros de leitura.

DSC 0330
Como pontos deste projeto, o prefeito Professor Ribinha e a secretaria de Educação Conceição Lima dispõem de resultados de aumento considerável na proficiência de língua portuguesa nas escolas. "Esta proficiência é contabilizada nos resultados do IDEB, e melhoramento do rendimento dos alunos", enfatizou Ramos

Os resultados observados e comprovados: crianças com a oralidade e a desenvoltura corporal bem desenvolvida, encenando, cantando, declamando, presente e atuante na sociedade em que vive, e isto quem trás é a leitura", explicou a coordenadora Aucélia Ramos, que mostra que os resultados é a soma do apoio dos professores, família, sociedade e de todos as pessoas envolvidas.

CCOM - Valdamir Alvarenga e Eugênio Bringel