Educação de Campo Maior se destaca na conquista de premiações

O termo “conquista” é encarado por muitos como simplesmente sorte. Para outros, no entanto, a conquista é resultado de esforço e dedicação. É nesse segundo grupo de pessoas que está o aluno da Escola Municipal Hilson Bona, Rogério Ricardo Oliveira da Silva. Aos 13 anos, ele é o primeiro aluno de Campo Maior premiado com uma bolsa de estudo de R$ 1.200,00 do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), da Universidade Federal do Piauí.

alunoobmep1

A conquista não foi por acaso. Rogério Ricardo e Paulo Henrique Costa e Silva foram os primeiros alunos da rede municipal de ensino a receberem medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática. ““Recebi a medalha e outro dia chegou o carteiro com a carta dizendo que eu havia sido selecionado para a bolsa”, comemora.

A satisfação de Rogério Ricardo é apenas um exemplo das dezenas de alunos do município premiados nos últimos dois anos. Em 2017, 40 alunos receberam medalhas de destaque na Olimpíada Brasileira de Astronáutica (OBA). Na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) foram cinco os destaques.

DSC 0727

Na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia do Piauí (PIAUITEC), o projeto de reutilização de água, da Escola Zenita Pires, recebeu a melhor pontuação entre os participantes e ficou em primeiro lugar na categoria Ciências Biológicas (ensino fundamental). Na disputa com outros estados, na Mostra de Ciência do Cariri (MOCICA), o projeto “Aventure-se na Leitura”, do aluno Léo Pereira e da professora Silvana Orsano faturou o 2º lugar.

DSC 0634

No primeiro semestre deste ano, a educação municipal já soma 67 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), participação na Expo-Ciencias Latinoamericano, no Chile, escolha para participação na Conferencia Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e apresentação de projeto no Congresso Nacional de Saneamento Básico.

“Quero crescer bastante na vida para ajudar minha família. Meu grande sonho é ser uma das sete pessoas mais inteligentes do planeta”, planeja Rogério Ricardo. Assim como ele, tantos outros alunos têm o mesmo objetivo. E, com essas premiações, já começam a construir o futuro.

DSC 0719

“Nós damos a estrutura necessária para que nossos alunos alcancem seus objetivos de vida. Boas escolas, bons professores, material escolar de qualidade e com padrão do MEC. As premiações são importantíssimas porque estimula ainda mais os alunos, servem de inventivo para outros e mostram que nossa educação trilha o caminho certo”, afirma a secretária municipal de Educação Conceição Lima.

Campo Maior, 256 anos.

Mais conquistas para todos.

Matéria: Otávio Neto | Revisão: Wellington Coelho