Prefeitura intensifica limpeza nas ruas de Campo Maior neste período chuvoso

b66

Para evitar a proliferação de insetos e doenças infectocontagiosas transmitidas pelo contato com a água, lixo, entulhos neste período chuvoso o prefeito Professor Ribinha determinou a intensificação dos trabalhos de limpeza em toda a cidade, desde a retirada de matos com os serviços de roço, como de entulhos. Ele pede a compreensão e a colaboração das pessoas para não acondicionarem lixo em locais inadequados.

Os trabalhos são realizados por meio da Secretaria de Limpeza e Iluminação Pública, sob o comando do secretário Lustosa. Na terça-feira, pela manhã equipes estavam no Bairro São João e outras no Centro da cidade. Outra secretaria envolvida é a de saúde, que trabalha com ações preventiva, por meios dos agentes de Endemias e os ACS.

Tanto o calor quanto a umidade típica do verão criam ambientes propícios para a proliferação de vírus e bactérias, aumentando a incidência de algumas doenças específicas durante esse período, muitas associadas às chuvas por conta de alagamentos e acúmulo de água em alguns pontos facilitando a proliferação de vetores, que transmitem doenças.

Entre as doenças mais comuns: Leptospirose, hepatite A, febre tifoide, micoses e viroses que provocam vômitos e diarreias, dengue e outras. Campo Maior, desde 2011, os índices no número de casos de dengue caíram em quase 95% por conta das campanhas e do apoio da sociedade. “Precisamos continuar com os trabalhos de prevenção”, explicou o prefeito, que também tem investido em construção de galerias e drenagens em vários Bairros da cidade: No Cariri, no Bairro São João e outros.