População de Campo Maior conta com novos pontos de descarte de resíduos sólidos

ed28fb9a c3ba 4a3f 978e f445438da29b

Com o intuito de ampliar a coleta seletiva de resíduos sólidos a Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recurso Hídricos- SEMAR, instalou dois Pontos de Entrega Voluntária- PEV’s, um fica no Terminal Rodoviário Zezé Paz e o outro no Complexo Valdir Fortes, a ideia é conscientizar a população da importância do descarte correto do lixo.

Para que a coleta seletiva atinja o objetivo de contribuir na preservação do meio ambiente, a população precisa fazer a sua parte.

O Gerente de Operações em Meio Ambiente, Lucas Ribeiro explica que, nos PEV’s devem ser depositados apenas, o lixo seco que é composto por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, caixinhas, diferentes tipos de plásticos e vidro. Os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes…) e outros resíduos de limpeza não são recolhidos pela coleta seletiva e não devem ser misturados com o lixo seco, dentro dos PEV’s.  Já os resíduos orgânicos devem ser colocados em recipientes separados e descartados nos coletores adequados para o recolhimento diário feito pelo caminhão compactador.

A coleta seletiva é feita pela Associação de Catadores que é responsável pela reciclagem dos resíduos.

Prefeito realiza entrega de equipamentos de proteção individual para servidores

DSCF3185

O Prefeito de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho, realizou na manhã desta quarta-feira (07/06) a entrega de Kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) aos garis e técnicos da Secretária Municipal de Limpeza e Iluminação Pública, para a utilização durante a rotina de trabalho.

Os EPI’s são de suma importância para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de risco capaz de ameaçar a segurança e a saúde do  trabalhador.

Foram entregues capacetes, botas, luvas, óculos de proteção, bonés

e fardamento adequado aos servidores. Com o fardamento adequado e a utilização dos EPI’s, os servidores poderão trabalhar com segurança e sem risco de contrair doenças.

Assumida por uma gestão comprometida com a valorização e o cuidado para com o servidor público, a Prefeitura de Campo Maior fez a entrega de um total de 155 kits de Equipamentos de Proteção Individual.

DSCF3164DSCF3167

Prefeitura realiza licitação para instalar iluminação de LED e vai economizar R$ 100 mil por mês

A Prefeitura de Campo Maior, através da sua Comissão de Licitações, iniciou, nessa quinta-feira, 16.03, oprocesso licitatório para formar uma parceria Público-Privada para garantir a implantação o sistema de iluminação de led na rede pública de Campo Maior. Nessa primeira fase do certame foram apresentadas as propostas.

Agora o processo entra na fase de analise das propostas entregues nesse primeiro dia de certame pelos concorrentes. O presidente da Comissão de Licitações, Eduardo Alves, informou que por se tratar de uma licitação que envolve aspectos técnicos complexos, torna-se necessário que toda a documentação apresentada pelos concorrentes seja analisada com o mais absoluto rigor, sem prejudicar o andamento do processo.
.“Esse processo de licitação é demorado, nossa comissão avalia passo a passo todas as propostas das empresas concorrentes. A próxima sessão será para analisar as propostas técnicas e qualificação, tudo é feito dentro do que manda a lei” frisou Eduardo.

Com relação ao TCE, (Tribunal de Contas do Estado), Eduardo Alves esclarecer que esse tribunal é o legítimo órgão de fiscalização de todas as licitações e outros procedimentos da gestão pública no Estado do Piauí, então se torna absolutamente normal que os seus auditores acompanhem também mais esse processo em Campo Maior.
A Parceria Público-Privada (PPP) é uma modalidade de concessão administrativa para prestação de serviços de iluminação pública no município. A parceria prevê a substituição de todas as lâmpadas da iluminação pública por de LED (Diodo Emissor de Luz), o município passará a ter uma redução no consumo mensal de energia em 65,8% e uma economia de R$ 100 mil mensais na conta de iluminação pública.

O valor previsto na substituição das lâmpadas será oriundo da taxa de iluminação paga pelos usuários. As lâmpadas de LED deixarão as ruas mais iluminadas, a população de Campo Maior terá uma energia de qualidade, pois a mudança vai diminuir a sobrecarga no sistema.