Prefeitura e IFPI se reúnem em passeio ciclístico pela segurança no trânsito

z7

Um passeio ciclístico pela paz no trânsito, organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Pólo de Campo Maior reuniu  no sábado, 24, professores, alunos, membros da Associação da Pessoa com Deficiência, a comunidade, o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Major Paz, como representante da Prefeitura, e a vereadora Gabriela Pinho representando a Câmara  Municipal.

z5

A concentração foi em frente ao antigo Fripisa (Frigorífico do Piauí). Segundo o major Paz, a sua participação foi para mostrar a preocupação do poder municipal na busca da segurança no trânsito e das garantias que vão somar para que isto aconteça no acesso a Avenida Nilo Oliveira ao IFPI.

z6

"O município está preocupado, estamos aqui na condição de secretário para ouvir as reivindicações e ao mesmo tempo organizar esta pedalada, ato diferente e inteligente de reivindicar, uma ação de cidadania", destacou o secretário. Segundo ele, a Prefeitura já dispõe de um projeto para fazer a sinalização horizontal, já iniciado no centro da cidade e que chegará ao acesso ao IFPI em uma terceira etapa, tendo como uma das medidas já tomadas neste projeto, a instalação de placas em uma das curvas fechadas após o Fripisa.

z9

O professor Josivani Alencar que juntamente com outros professores do Instituto organizaram o passeio, agradeceu o apoio da Prefeitura e falou das reivindicações, que inclui além da sinalização, a iluminação. "É uma ação de cidadania, somos professores de Geografia e o nosso projeto, que propomos, em uma parceria do IFPI com a Universidade de Lisboa e a Federal, consiste em desenvolver a cidadania geográfica dos alunos. Vamos estudando os problemas e apontando os proposições, por isso o nome do projeto é Nós Propomos", falou o professor.

z11

O presidente da ADEFAC, Luís Cadeira agradeceu pelo convite do IFPI ao passeio. "A partição da ADEFAC, e a preocupação demonstra o respeito pela inclusão", disse Luís Cadeira, ressaltando também, que muitas pessoas com deficiência moram naquela região, e a luta além de ser pelos direitos da pessoa com deficiência é também pelos direitos da comunidade em geral.

CCOM - Valdamir Alvarenga