Caminhada encerra o ciclo de atividades alusivas ao Outubro Rosa em Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior encerrou com uma caminhada na orla do Açude Grande, na tarde desta quarta-feira (31), o ciclo de atividades alusivas ao “Outubro Rosa” – campanha que chama a atenção para saúde da mulher, a qual teve como marco inicial no município uma missa celebrada pelo Bispo Dom Francisco de Assis no Espaço Social da igreja de Nossa das Mercês, no dia 01 de outubro.

DSCF5075

A professora e fisioterapeuta Lindia Kaliane, que passa por tratamento, deu depoimento e disse que a fé, a família e os amigos lhe deram forças para continuar acreditando na cura e superando as dificuldades criadas pelo câncer. “Continuo vivendo pela força da fé,
da minha família e dos amigos”, disse a professora durante a missa de abertura.

DSCF5117
Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura realizou diversas atividades as quais foram organizadas pelas secretarias de Assistência Social e Saúde, e desenvolvidas nos Centros de Referências da Assistência Social - CRAS e nas Unidades de Saúde do município, com o foco na prevenção de doenças, integração, promoção da autoestima e valorização da mulher. No entanto, as ações não acontecem apenas no mês da campanha.

A supervisora da Saúde da Mulher, Rosana Monteiro dos Santos Brito conta que no ano passado, a Campanha foi um sucesso em Campo Maior.  E em 2018, não foi diferente, só no primeiro semestre foram realizados 141 exames de mamografia, no Ônibus Móvel, que veio ao município através de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado por meio das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual (SESAPI). Os exames também podem ser feito no Hospital Regional de Campo Maior, totalmente gratuito, e nas clínicas credenciadas pelo SUS.

DSCF5116

O atendimento alcançou mulheres em diferentes bairros, como Flores com 31 exames, no Fripisa/CAIC foram 41, no Bairro de Fátima, 20 e na localidade Alto do Meio 49. "A Supervisão da Saúde da Mulher tem como missão executar ações dirigidas para o atendimento global das necessidades prioritárias do grupo populacional feminino, com vista à redução da sua morbimortalidade especialmente por causas evitáveis", esclareceu a supervisora Rosana Monteiro.

DSCF5118
Nesse sentido, também foram realizadas atividades como roda de conversa, palestras, dinâmicas, desenvolvidas por profissionais da área da saúde como orienta o Ministério de Saúde, envolvendo as famílias,  haja visto que, quando o câncer atinge uma mulher, toda a família fica doente junto. Deste modo,  ver-se no exame regular uma maneira de descobrir precocemente a doença e aumentarem as chances de cura.

Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e ainda genéticos/ hereditários.

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, mas isso tem mudado. Houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos, na última década. Hoje a incidência no Brasil está entre 4% e 5% dos casos.  Pesquisas recentes realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirmam, que de 2018 a 2019 o número de casos de câncer no país chegará a 1,2 milhão.

Os dados aumentam a preocupação dos gestores e evidenciam a importância do envolvimento da população nas Campanhas, motivo pelo qual a secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes fez questão de agradecer a colaboração das equipes das secretarias envolvidas na campanha, mas principalmente à população por ter entendido o significado do envolvimento de todos nesta luta. “Estamos todos juntos nessa causa. Todo dia é dia de zelar pela nossa saúde e fazer caminhada é trabalhar a prevenção de várias doenças melhorando nossa qualidade de vida”, disse a secretária   a caminhada de encerramento do Outubro Rosa.

CCOM - Silvana Moraes