Lançamento do Movimento Outubro Rosa em Campo Maior atrai multidão

O município de Campo Maior, por meio da Secretaria de Saúde e com o apoio de toda a gestão administrativa lançou nesta segunda-feira (01/10), o Movimento Outubro Rosa. A Campanha é conhecida mundialmente pela realização de ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama que acomete mulheres em todo o mundo.

thumbnail ros4
A Campanha foi aberta na cidade com uma missa na Igreja Nossa Senhora das Mercês, no Bairro São João com a presença da secretária de Assistência Social Nilzana Gomes e equipes de várias secretarias, representando o prefeito Professor Ribinha e o secretário de Saúde Marcelo Miranda que estão na linha de frente deste movimento, mostrando para as mulheres a importância da prevenção.
thumbnail ros7
Segundo o secretário Marcelo Miranda, a cada ano o câncer de mama é preocupação para as autoridades de saúde. "Pesquisas recentes realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirma, que de 2018 a 2019 o número de casos de câncer no país chegará a 1,2 milhão", destacou Miranda, enfatizando a preocupação e a importância da Campanha com o envolvimento de todos para salvar vidas.
O Inca mostra na pesquisa que os casos da doença estão relacionados ao estilo de vida das pessoas e aponta os consumos de tabagismo, álcool, sedentarismo, obesidade e exposições excessivas ao sol como chances de incidência da doença.
thumbnail ros13

Em Campo Maior a programação deste Movimento Outubro Rosa vai até o dia 31 do mês. No dia 30/10, às 19h, no Clube AABB, terá um momento de descontração com mulheres que estão ou já passaram pelo tratamento de câncer de mama. No dia 31, às 17h, Caminhada Rosa e Aulão de ginástica. A concentração acontecerá na área do restaurante Havaí- Grill, seguindo a Orla do Açude até o Complexo de Eventos Valdir Fortes.
Segundo a secretaria de Assistência Social Nilzana Gomes que representou o prefeito Professor Ribinha e o secretário de Saúde Marcelo Miranda na abertura do Movimento Rosa, durante a celebração no Pátio da Igreja das Mercês, no Bairro São João, durante o mês serão realizadas atividades e palestras nos Centros de Referências da Assistência Social - CRAS do município.

thumbnail ros15

A supervisora da Saúde da Mulher Rosana Monteiro dos Santos Brito contou que a Campanha de 2017 foi um sucesso com a realização de 141 exames de mamografia, e informou que no inicio desse ano o munícipio recebeu a visita da Unidade de Diagnóstico Móvel (Ônibus), que veio através de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado por meio das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual (SESAPI).
Foram realizados no Bairro de Flores 31 exames, no Fripisa/CAIC 41, no Bairro de Fátima 20 e na localidade Alto do Meio 49. "A Supervisão da Saúde da Mulher tem como missão executar ações dirigidas para o atendimento global das necessidades prioritárias do grupo populacional feminino, com vistas a redução da sua morbimortalidade especialmente por causas evitáveis", esclareceu a supervisora Rosana Monteiro.
CCOM - Valdamir Alvarenga